segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A música brasileira agoniza.

Sério galera, o que tá contecendo com a música Brasileira? Eu digo isso, porque cresco ouvindo algun ícones da música nacional. Na minha infância, não existia CD, só Vinilzão e fita cassete. Me lembro de ouvir Chitãozinho e Xororó e outros artistas da música sertaneja que naquela época era sertaneja.

Me lembro ainda, de ouvir meu pai e mes tios declinando sobre a essência da música sertaneja, representada com gabarito por nomes feito Sérgio Reis, Tião Carreiro e Pardinho, Pena Branca e Xavantinho.

Naquelça época, música romântica era brega. Hoje, basta me juntar com um zé ruela de voz fina e sair cantando uma meia dúzia de versos sem nexo, reclamando que uma fulana qualquer me largou, que me traiu, que não me quer e pronto, viro uma sensação da música sertaneja. Pior, se eu for um jovem de menos de 28 anos, e cantar com jeito mas "despojado" e falar gírias nas músicas efalar das mesmas coisas que meia dúzia de cantores bregas, sou considerado Sertanejo Universitário.

Daí eu me pergunto, que bosta é essa? Sertanejo universitáro pra mim é o cara que sai de casa pra estudar agronomia. Pra ficar melhor, apareceram as bandinhas coloridas. Fico me perguntando quando é que "artistas", irão fazer suas próprias músicas. Até na VEJA saiu uma matéria onde mostrava que quando começa a vender menos, o "artista" recorre a regravação. Isso é o que eu chamo de incapacidade intelectual e gozar com o pau alheio.

Essas bandinahs de coloridos, regravam músicas de antigamente, dizem ter feto "um arranjo moderno" e saem cantando, achando bonito falar feito moça, usar uma franja ridícula e roupinhas coloridas. Pelo amor de Deus galera, será que alguém realmente acha que aquilo é música? Aqui no Brasil a moçada vive de modinha. Primeiro foi o EMO. Nx Zero, Fresno e etc. Agora os coloridos. Restart, Cine, Fiuk...porra!! Na minha época, se você dizia que fazia rock, usava acordes pesados, não raro falava de lagum tema sério, político ou social, e era mal visto, porque rock era coisa de gente a toa.

Agora rock é coisa de gente colorida...o saudade dos bons tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário